JavaScript - 10. Try Catch


Você quer executar um código, mas você se depara em uma situação que pode ocorrer um erro, com por exemplo, alguma informação que o usuário entre incorretamente, e não trave seu código de funcionar.

Por exemplo, vamos supor que você irá validar o que o usuário irá digitar, e se este valor for numérico e precise dividir este valor por outro, e um dos valores forem zero, ocorrerá um erro de javascript pois nenhum número pode ser dividido por zero.

Para isto, o Javascript possui uma forma de você executar um código, e mesmo que ocorram erros, de você conseguir tratá-los, mantendo a execução do código.

try {
     blablablá("olá mundo");
}
catch(err) {
     console.log("Ocorreu um erro: " + err);
}

A resposta para esta execução será o log: 

"Ocorreu um erro: ReferenceError: blablablá is not defined"

Isto porque "blablablá" não existe.

Agora, se você quiser gerar um novo erro customizado, ou seja, uma validação específica, você deve fazer uso do método throw, como a seguir:

try {
     var dividendo = 10;
     var divisor = 0;
     if ( divisor == 0 ) throw "Divisão por zero!"
}
catch(err) {
     console.log("Ocorreu um erro: " + err);
}

Isto irá reproduzir:

"Ocorreu um erro: Divisão por zero!"

Comentários