Fontes variáveis


Ao utilizar fontes na Web customizadas para algum site ou portal, geralmente há necessidade de se importar vários tipos de arquivos e tamanhos, e isto incluía também vários arquivos para variações de fontes como vários tipos de bold, itálico, entre outros.

Para corrigir este cenário de tumulto frente a comunidade Web, surgiram as fontes variáveis, que é um novo conceito de tecnologia de fonte derivado de uma evolução da especificação de fontes OpenType. Isto permite que a partir do CSS obtenha-se todos os tipos de estilos de fontes existentes a partir de um único arquivo, sem preocupações com a distorção forçada de itálicos e negritos gerada pelo navegador.
Agora você poderá utilizar quantos tipos de variação de fonte desejar, sem deixar o site mais lento.
Isto significa que um único arquivo terá os estilos de fonte finos (thin) ou extra-negrito, e todas as variações possíveis dentro deste range, ou seja, ao definir um font-weight no CSS, poderá usar o intervalo completo e terá um estilo de fonte diferente para cada valor, já que a fonte será ajustada dinamicamente para o valor desejado (valor 100 a 900, sendo que 400 é normal, e 600 é negrito).

Referências:
https://css-tricks.com/google-fonts-variable-fonts/
https://variablefonts.io/about-variable-fonts/
https://developers.google.com/web/fundamentals/design-and-ux/typography/variable-fonts
https://www.harbortype.com/br/blog/malva-2-0-com-fontes-variaveis/

Comentários